COTTURA, em italiano, significa algo como "cozimento, cozido, quente, pronto". Por isso foi a expressão escolhida para nomear a primeira edição do Festival Gastronômico que a cidade de Nova Trento recebe entre os dias 1º e 17 de abril.


Conhecida pelas tradições italianas trazidas pelos imigrantes e pelo turismo religioso no Santuário de Madre Paulina, a cidade de Nova Trento prepara agora um festival repleto de sabores e cultura. Nesta primeira edição são 13 estabelecimentos participantes, entre restaurantes, pizzarias, cervejarias, vinícolas e cafés.


Todos os participantes vão oferecer menus exclusivos, com o objetivo de mostrar toda a diversidade gastronômica da cidade. Para melhor desenvolver os menus e promover as melhores experiências aos visitantes, os participantes do 1º Cottura participam desde o ano passado de oficinas, palestras, rodas de conversas e capacitações com especialistas do Sebrae da Regional Foz do Itajaí. Entre os assuntos que fizeram parte dos treinamentos estavam a valorização dos produtos catarinenses e de produtores locais na produção dos menus, a precificação e identidade dos estabelecimentos.


O Secretário de Cultura e Turismo de Nova Trento, Rodrigo Bonecher, acredita que esta primeira edição do Cottura, além de estimular a economia da cidade, vai destacar a cultura local através dos sabores:


“O Festival vem de encontro com as nossas raízes, com uma gastronomia neotrentina cheia de histórias e memórias afetivas, que vão fazer os turistas percorrem os restaurantes participantes e experimentar a tradicional comida italiana, que os nossos antepassados trouxeram há aproximadamente 130 anos. Ligar a cultura com a gastronomia é muito mais do que apenas uma refeição, é saborear em cada prato, a história de Nova Trento, além de movimentar a economia dos empresários locais, que é de extrema importância para o crescimento do turismo na cidade”.


Já o vice-presidente da Associação Neotrentina do Turismo de Nova Trento – Neotur, André Aladeu Orsi, destaca que a proposta de um festival gastronômico era uma ideia antiga da associação:


"Nova Trento é uma cidade turístico-religiosa, com uma forte cultura italiana. Nós temos o Santuário de Santa Paulina, que nos conferiu o título de Capital Catarinense do Turismo religioso e recebemos mais de 60 mil pessoas todos os meses no Santuário e também para ver a nossa cultura, a nossa tradição Trentina italiana. Por isso, os restaurantes se juntaram com entidades para apresentar novas receitas utilizando aquela comida do passado, da nona e os produtos locais. Um resgate com inovação, unindo o passado, presente e futuro.”   





Os participantes do 1º COTTURA:

  • Pousada Cantina Italiana;
  • Cervejaria Al Fero Birrificio;
  • Pizzaria Mantoanelli;
  • Pousada Portal do Vígolo;
  • Vinhos Girola;
  • La Torre do Vinho Vô Luiz;
  • Vinícola Castel;
  • Restaurante Morro da Cruz;
  • Bar e Cancha do Pinho;
  • Torento Sushi Bar;
  • Pizzaria di Iggio e Ivete;
  • Churrascaria Dalla Brida;
  • Natalina Pousada e Restaurante.


O COTTURA – 1º Festival Gastronômico de Nova Trento, é uma realização da Prefeitura de Nova Trento, Secretaria de Turismo de Nova Trento e Neotur - Associação Neotrentina do Turismo. O evento tem apoios da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Nova Trento e do Sebrae Santa Catarina, através do programa Cidade Empreendedora.