O Visite Balneário Camboriú e Região Costa Verde e Mar Convention promoveu uma capacitação online na tarde de 20 de outubro para agentes de viagem, operadores e empresas ligadas ao turismo. Participaram profissionais de várias regiões do Brasil e países do Mercosul como Argentina e Paraguai.


Foram apresentadas novidades de atrativos da região, como o Oceanic Aquarium e o Classic Car Show, além do Parque Unipraias e Cristo Luz. Um destaque especial foi dado ao grande número de locais da região certificados pela Bandeira Azul, o maior do Brasil.




A presidente da Fundação de Turismo de Porto Belo, Zene Drodowski, falou sobre a Costa Verde e Mar. A região turística é composta por 9 municipios: Bombinhas, Porto Belo, Itapema, Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Navegantes, Penha e Balneário Piçarras.


Zene destacou os 5 roteiros atualmente estruturados e disponíveis no site da Costa Verde e Mar para acesso: Cicloturismo, Aventura e Ecoturismo, Náutico, Cultural e Tour de Experiência. 


A presidente do consórcio de turismo ainda antecipou um lançamento: o roteiro de observação de aves, em fase de estruturação e que deve ser lançado oficialmente em dezembro. Este roteiro surgiu a partir de vários eventos online promovidos durante o período de isolamento social e que cresceu bastante, mostrando mais um potencial turístico da região.


A região da Costa Verde e Mar é a que mais tem selos "Turismo Responsável" do Ministério do Turismo, além do "Safe Travel".


Geninho Goes, secretário de Turismo de Balneário Camboriú, trouxe a confirmação da programação de Natal, de 12 novembro a 6 de janeiro, com decoração especial, brincadeiras e uma programação especial.


Destacou a preocupação da cidade e do empresariado nos cuidados com os protocolos de saúde neste momento de pandemia. Geninho ressaltou que existe uma consciência geral dos cuidados, de forma a melhor receber os visitantes.


O secretário de turismo ainda falou sobre o alargamento da praia, talvez o assunto mais comentado dos últimos tempos no turismo. Geninho destacou que a obra está mais da metade concluída e que deve ser finalizada em novembro, além da tecnologia empregada, o que faz dessa a maior obra de alargamento de orla na América Latina.


Além do alargamento, haverá uma reurbanização e requalificação da Avenida Atlântica. Para Geninho, quem veio a BC dois anos atrás precisa retornar pois a cidade sempre tem algo novo para mostrar.   


Finalizando, Geninho também destacou o roteiro gastronômico de Balneário Camboriú, que vai ganhar inclusive um grande evento no próximo ano, junto a BNT Mercosul, destacando sabores baseados na cultura da região e do país.