Osmar Vailatti, então presidente da ABIH/SC, com a diretora de Negócios e colunista da Aqui Comunica / Revista Livre, Kukinha Kulka, no Encatho e Exprotel em 2018. Foto: Rodrigo Knack


Com o avanço da vacinação e indícios de um começo no controle da pandemia do Coronavírus, o turismo no mundo inteiro dá sinais de retomada nas atividades e muitas pesquisas indicam a grande vontade das pessoas em voltar a viajar.



No Brasil, o turismo interno, ou seja, pelos destinos nacionais, são a grande tendência nesta retomada do setor, que foi um dos mais impactados durante a pandemia. Os destinos, atrativos, meios de hospedagem, gastronomia, transportes e toda a cadeia ligada ao turismo precisou se adaptar a uma nova realidade e a novos padrões de serviços.


O Turismo Livre conversou com o presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH/SC), Osmar José Vailatti, sobre as perspectivas da retomada no setor turístico.


Osmar, que presidiu a entidade por dois mandatos e também é Diretor Operacional na ABIH nacional, mostrou-se muito otimista com as tendências de crescimento para o turismo nacional, já a partir da temporada de verão 2021/2022. "Acho que teremos uma temporada movimentada, com bastante turistas", observa.


Neste início de retomada notou-se um aumento dos visitantes regionais e a tendência é do aumento nas viagens interestaduais, mas é inegável que o turismo nacional será a grande aposta para o próximo ano.


Capacitação e Comunicação


Para tanto, é necessário que os destinos se estruturem e o setor hoteleiro esteja preparado para receber os visitantes. Osmar Vailatti destaca que é fundamental investir na capacitação dos funcionários e em uma comunicação eficiente - muito além apenas do marketing. "Quem não tem uma boa comunicação perde clientes", pontua.


Para Osmar, investir em tecnologias de comunicação e ferramentas para organizar os processos é um fator decisivo para o sucesso do setor hoteleiro neste novo momento. Porém, observa, a tecnologia da comunicação só vai ter resultado se as pessoas estiverem devidamente capacitadas para o uso das ferramentas e, principalmente, para prestar um atendimento de excelência ao cliente - o turista.


"As ferramentas atraem e são o primeiro passo para a venda, mas equipes capacitadas é que garantem o sucesso", destaca Osmar, reforçando um dos temas já tratados em um dos maiores eventos do setor enquanto presidiu a ABIH/SC, o Encatho/Exprotel: tecnologia aliada às pessoas. "O fundamento básico da hotelaria é atender bem", ressalta.


O empresário também aponta a importância de contar com os colaboradores como parte importante na gestão de um hotel ou pousada. Osmar explica que a gestão dessas empresas tem muitos custos que devem ser levados em consideração e bem geridos e, por isso, os colaboradores bem capacitados são fundamentais na otimização dos custos, pois isso impacta nas tarifas para os hóspedes, na geração de empregos e na sustentabilidade do negócio para os empresários.


Outro grande desafio é pensar no pós temporada, período tradicionalmente de baixas ocupações. Osmar acredita que é preciso planejar estratégias para evitar que aconteça apenas uma "explosão" no verão e depois os meios de hospedagem voltem a ficar vazios.



ABIH completa 85 anos


Neste ano de 2021, a ABIH comemora 85 anos de fundação. Um grande evento está programado para acontecer em Brasília no dia 9 de novembro, o Dia do Hoteleiro. Pioneira no associativismo ligado ao turismo, a ABIH surgiu em uma época em que o setor praticamente era inexpressivo como atividade econômica, ou seja, foi preciso muita visão de futuro para estruturar a entidade que hoje é referência na profissionalização do turismo e da hotelaria.


55 anos da ABIH/SC


A seccional catarinense também organiza uma grande comemoração para este ano, pois a ABIH/SC chega aos 55 anos e, entre as atividades, está o lançamento da revista e o tradicional evento alusivo ao Dia do Hoteleiro, que neste ano acontece em Florianópolis, no dia 18 de novembro, no Hotel Majestic. Osmar Vailatti destaca a importância de contar com o apoio e a credibilidade de fornecedores e parceiros, participando da revista e demonstrando interesse nos eventos como o Dia do Hoteleiro e a edição 2022 do Encatho/Exprotel, que será lançado oficialmente no dia 9 de novembro.