Número de visitantes cresce em outubro no Aeroporto e Parque Nacional, em Foz do Iguaçu (PR)

Divulgação/Urbia Cataratas

Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, é um dos destinos mais visitados do Brasil por muitos fatores e vem crescendo consideravelmente. Investimentos em infraestrutura e melhorias nos atrativos ajudam a receber melhor os visitantes e a experiência de vivenciar tudo o que a cidade, na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, tem a oferecer.


O Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Natural da Unesco e lar das mundialmente famosas Cataratas do Iguaçu, registrou 181.065 visitantes só no mês de outubro. Turistas vindos de 127 nacionalidades contemplaram o espetáculo das águas, passearam pelas trilhas e viveram experiências nos diversos atrativos do parque. Esse é o maior número para o mês em toda a história e representa um crescimento de 8,39% em relação ao mesmo período do ano passado.


Os brasileiros lideraram o ranking de visitação em outubro de 2025, com 103.253 pessoas.
Argentinos são os principais visitantes estrangeiros, foram 33.088 em outubro, seguidos pelos Alemães (6.381), Estadunidenses (3.528), Paraguaios (3.269), Espanhóis (2.944), Franceses (2.750), Peruanos (2.191), Colombianos (2.079) e Uruguaios (1.454).


Desde o início de 2025, 1.660.206 visitantes vieram ao O Parque Nacional do Iguaçu, que é Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com visitação turística gerida pela concessionária Urbia Cataratas S.A.


Bons números também para o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, que registrou mais de 204 mil passageiros em outubro, um aumento de 16,7% em relação ao mesmo mês de 2024, quando passaram pelo Aeroporto das Cataratas 175 mil passageiros. O terminal também registrou aumento de 8,2% no número de pousos e decolagens, com 1.286 operações, frente às 1.188 no mesmo período de 2024. Fundado em 1974, o Aeroporto de Foz do Iguaçu está sob administração da Motiva desde março de 2022.


Kiko Sierich/Divulgação Motiva



“Estamos vivenciando um ano de grandes conquistas e resultados para o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Operacionalizamos a segunda maior pista do Sul do País, inauguramos rotas importantes, como a ligação direta Foz-Brasília, e caminhamos para consolidar 2,2 milhões de passageiros processados ao longo do ano”, ressaltou o gerente do aeroporto, Vinícius Bueno.


Para Mario Macedo Junior, CEO da Urbia+Cataratas, o momento consolida o Parque Nacional do Iguaçu como uma referência mundial em turismo de natureza: “Viver o Parque Nacional do Iguaçu é conectar pessoas à natureza de forma responsável. Estamos crescendo com qualidade, preservando o patrimônio natural e elevando a experiência turística a um novo patamar", destacou.


Os investimentos privados através de concessões vêm melhorando as estruturas para comportar esse aumento de fluxo turístico. O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu recebeu em 2024 investimentos de R$ 350 milhões em modernização, além de melhorias em processos operacionais. O Parque Nacional do Iguaçu inaugurou o Espaço Usina, um resgate histórico e cultural que se soma às trilhas, à ciclovia e às experiências em horários exclusivos, como no amanhecer ou pôr-do-sol.

A tendência é de crescimento ainda maior e consolidação de Foz do Iguaçu como um destino internacional moderno e aliado ao principal atrativo: a natureza



Postagem Anterior Próxima Postagem