Maior árvore de crochê do Brasil leva clima de Natal a Rodeio (SC)


Fotos: Anderlee Lach


O clima de Natal na cidade de Rodeio, no Vale do Itajaí em Santa Catarina, este ano vai se unir a comemoração dos 150 anos da imigração italiana na cidade, que é reconhecida como a Capital Catarinense dos Trentinos. Valorizando o artesanato e inspirado a partir de uma árvore na Itália, o  projeto “Crochê Square Árvore de Natal” promete encantar os visitantes e também moradores com a maior árvore de Natal em crochê do Brasil.
 

Com 12 metros de altura e quatro de diâmetro, a árvore é composta por 4 mil quadradinhos de crochê e foi instalada em frente à Igreja Matriz São Francisco de Assis, no Centro da cidade. Além da árvore, o cenário natalino conta também com um presépio feito em crochê. As artes integram uma programação que vai de 15 de novembro a 15 de janeiro.


Além da árvore e do presépio, a programação conta também com o Coral Circolo Trentino no dia 22 de novembro, Allora Brasil no dia 29, Simpatici Italiani no dia 6 de dezembro e Santa Luzia no dia 13, com caminhada e cantata de Natal protagonizada por crianças e troca de doces. No dia 20 de dezembro, Papai Noel chega acompanhado pela Banda de Natal Bah.






O projeto “Crochê Square Árvore de Natal” foi idealizado por Mirela Maria Moreto Moser e conta com o apoio de empresas renomadas, entre elas a Círculo, maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina e com 87 anos de história. A proposta reforça o protagonismo do artesanato como expressão cultural e elemento de valorização da memória local, une tradição religiosa e artes manuais,  transforma o espaço público em vitrine da identidade de Rodeio e amplia o potencial turístico da cidade durante o período natalino.


A confecção dos quadradinhos de crochê foi feita por cerca 80 crocheteiras, que se encontravam diariamente desde o mês de fevereiro no Salão Paroquial Cristo Rei. Foram utilizados mil novelos de fios Mollet, doados pela Círculo. Esses fios têm composição acrílica resistente a manchas e desbotamento, mantendo a vivacidade das cores mesmo em exposição ao ar livre.


“A árvore de crochê é mais do que uma obra de arte coletiva. Ela representa o espírito de união e a força da cultura local. Ver Rodeio se transformar em referência nacional é motivo de orgulho para todos nós”, destacou o produtor executivo Richard Siqueira Cortes. 




Após o período de exposição, os 4 mil quadradinhos serão higienizados e transformados em mantas, que serão doadas a instituições carentes do município, como casas de repouso e entidades assistenciais. A ação reforça o caráter social do projeto, que vai além da estética e promove acolhimento por meio do artesanato.


“Acreditamos no poder transformador do artesanato e na sua capacidade de conectar pessoas, histórias e tradições. Projetos como este de Rodeio reforçam nosso compromisso com a valorização da cultura e com ações que geram impacto social positivo”, completa o CEO da Círculo, Osni de Oliveira Junior.


Postagem Anterior Próxima Postagem