Foto: Revitalising Central Geelong




A Austrália é procurada por profissionais e estudantes por ser um país com uma melhor qualidade de vida, baixo índice de criminalidade e com um clima parecido com o do Brasil, o que a torna um destino ainda mais atrativo. Além da capital Camberra, o país define todas as cidades fora das principais cidades (Sydney, Melbourne e Brisbane) como áreas regionais, mas há duas novas divisões que são as “cidades e grandes centros regionais de Perth, Adelaide, Gold Coast, Sunshine Coast, Canberra, Newcastle/Lake Macquarie, Wollongong/Illawarra, Geelong e Hobart.”



Canberra, capital da Austrália, possui mais de 450 mil habitantes, sendo a sexta cidade mais populosa do país. Planejada pelos arquitetos e casal Walter Burley Griffin e Marion Mahony Griffin, é uma das cidades mais novas do país e é bem parecida com a capital brasileira, Brasília. Possui um dos menores índices de desemprego do país e é o polo da administração pública que mais emprega trabalhadores independente da nacionalidade, fato muito visado por estrangeiros.


Cidades e grandes centros regionais de Perth, Adelaide, Gold Coast, Sunshine Coast, Newcastle/Lake Macquarie, Wollongong/Illawarra, Geelong e Hobart são cidades com mais de 200 mil habitantes, vida noturna agitada, oportunidades de empregos e instituições de ensino de qualidade como Deakin University, Edith Cowan University e University of Western Australia. Essas regiões possuem como benefício um custo de vida mais baixo do que áreas urbanas, fácil acesso às belezas naturais e elegibilidade para benefícios de migração como um ano adicional ao visto de graduação, vistos regionais especiais e acesso à lista de ocupações regionais.


Intercâmbio


Segundo a pesquisa Emerging Futures do IDP Education, o desenvolvimento da carreira é o aspecto que mais motiva os estudantes. Em seguida estão, qualidade da educação, conhecimento e independência. Em comparação ao ano de 2022, a procura pela palavra “intercâmbio” permanece em alta no país, com alcance de 152%, segundo o Google Trends. 


A Associação das Agências de Intercâmbio no Brasil (Brazilian Educational & Language Travel Association, em inglês) -- Belta fez uma pesquisa inédita referente aos intercambistas brasileiros que viajaram em 2022. De janeiro a setembro, 327.135 mil estudantes realizaram intercâmbio fora do país, contra 289.500 mil em 2019.


Os dados da pesquisa mostram que houve um crescimento de 13%, ou seja, o país enviou mais jovens e adultos para ter experiências no exterior em 2022 do que antes do ano pré-pandêmico, 2019.


“A Austrália possui duas categorias de cidades regionais e a capital, todas possuem ótimas instituições de ensino, qualidade de vida elevada e moradores receptivos. Um diferencial das cidades regionais é a possibilidade de estender o visto por mais anos de acordo com cada tipo de formação. Para dar mais visibilidade para a qualidade do ensino da Austrália, o governo australiano criou a plataforma Study Australia Experience, na qual estão disponíveis informações sobre diversas instituições de ensino, bolsas de estudos e características de cada região da Austrália”, explica John Prowse, Cônsul Geral da Austrália em São Paulo.


O estudante pode se sentir mais seguro e confiante em uma região que atenda às suas preferências ao considerar fatores econômicos, profissionais, sociais e até mesmo um hobbie. Na plataforma Study Australia Experience, um intercambista pode identificar qual instituição tem mais aderência ao seu perfil e aos seus planos de estudos.















Sobre Study Australia Experience:

A Study Australia Experience é a única plataforma de educação desenvolvida pelo governo australiano para atrair jovens da América Latina a realizarem intercâmbio na Austrália. O site foi lançado no começo de 2022 e disponibiliza eventos virtuais e atividades aplicadas por renomadas instituições australianas. O site é dividido por áreas com mais de 30 instituições dos melhores destinos, e disponibiliza diversas bolsas de estudo. Acesse o site, aqui!