O Ministério do Turismo divulgou no dia 17 de maio a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. Este levantamento ajuda a orientar a definição de políticas públicas aos estados e municípios, como por exemplo, destinação de recursos pelo governo federal voltados a elaboração ou revisão de planos turísticos, cursos de qualificação profissional e obras de infraestrutura turística.


Os novos números apontam 2.477 municípios e 335 regiões turísticas que possuem vocação ou que são impactados pelo setor de viagens no país. Proporcionalmente, as regiões Sudeste e Sul do país registram mais da metade dos municípios com os dados atualizados no sistema. A participação no Mapa é aberta a todos os municípios brasileiros, desde que observem os critérios estabelecidos em Portaria Ministerial nº 41/2021, construídos em conjunto com as Unidades da Federação. 


A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, reforça a importância de os municípios manterem seus cadastros atualizados no sistema do Ministério do Turismo. “O Mapa permite ampliar a representatividade dos nossos destinos, que são diversos pelo país, principalmente neste momento de reconstrução do turismo nacional. Ela ressalta, ainda, que estas informações permitem ampliar a potencialidade do turismo em todo o território brasileiro.