Conhecida como um dos destinos mais procurados no litoral de Santa Catarina, Bombinhas é um recanto de belezas indescritíveis graças às suas águas de tons esverdeados e morrarias verdes. Quem já esteve nos meses de verão sabe o quanto tudo fica movimentado: trânsito praticamente parado e cada palmo de areia disputado o dia todo. Nesta época a cidade fervilha repleta de restaurantes, lojas e atrativos que fazem a estadia passar voando.

Porém, quem procura sossego também pode aproveitar as belezas de Bombinhas nos outros meses do ano. Ter praias praticamente vazias, preços bem mais atrativos e, mesmo assim, uma cidade com vida e opções de muito bom gosto.

Nós visitamos esta cidade integrante da região turística Costa Verde e Mar durante o mês de agosto e registramos aqui algumas das vantagens em vir a Bombinhas também fora da temporada:



1 - Aproveitar as melhores opções em pousadas

Bombinhas tem opções de pousadas para todos os tipos de turista e, para quem quer descansar de verdade, uma ótima dica é a Pousada Vila do Coral, localizada frente ao mar na praia de Bombinhas, próxima a comércios e com uma completa estrutura que inclui sala de jogos, espaço fitness e um café da manhã repleto de sabores. 

Aproveitamos para agradecer a gerência da Pousada Vila do Coral pela parceria com o Turismo Livre e receptividade. Ao chegarmos na pousada, o recepcionista muito atencioso explicou todo o funcionamento e demonstrou muita prestatividade. Ajudou-nos com as bagagens e nos encaminhou a suíte frente ao mar, muito limpa, confortável e ampla em todos os ambientes: quarto, banheiro e sacada.

A educação dos funcionários é um destaque à parte e algo fundamental em um meio de hospedagem digno de reportagem. Tivemos até aula de variações para suco detox com a atendente do café da manhã!

Da sacada, uma linda vista para a área da piscina e deck de acesso a praia. Acordamos com um espetacular nascer do sol sobre o oceano colorindo as nuvens. Um convite a uma caminhada pela branca e fina areia da praia. 


 

2 - Caminhadas à beira-mar

Apreciar a fantástica tonalidade esverdeada clara das praias de Bombinhas é ainda melhor nas épocas mais tranquilas. Uma ótima dica que fizemos foi, a partir da Pousada Vila do Coral, seguir sentido uma passarela construída sobre os costões e que faz a ligação entre a praia central (Bombinhas), a pequena e maravilhosa Praia do Ribeiro e a praia de Bombas. 

O legal nesta época é que a passarela fica com bem menos movimento, o que proporciona uma caminhada de forma bem lenta, apreciando cada detalhe das rochas à beira-mar, as muitas aves marinhas que vivem na região e até tartarugas que surgem em meio às águas cristalinas como que a nos cumprimentar e dar boas vindas. 



Ao longo da passarela há vários bancos para sentar e curtir a paisagem, plaquinhas que convidam àquela selfie básica, tudo devidamente monitorado por câmeras que garantem segurança aos visitantes. Antes dessa passarela, para se chegar a Bombas, era preciso subir e descer a morraria que separa as duas praias pela via que aumenta e muito o trajeto e deixava a Praia do Ribeiro praticamente isolada. Com a estrutura, atravessar de uma praia a outra ficou fácil, rápido e lindo, muito lindo!



Na Praia de Bombas, próximo ao final da passarela, é possível apreciar a vida nativa dos pescadores artesanais, com suas redes, barcos e até garantir um peixe fresco. Ao longo da orla há um calçadão e ciclofaixa quase intransitável nos meses de verão, mas que pode ser aproveitado nos meses fora da temporada para apreciar a linda paisagem e também contemplar a vida dos pescadores artesanais locais, com seus barcos e redes.  

3 - Apreciar as incríveis vistas



Bombinhas é repleta de recantos que proporcionam vistas inesquecíveis, seja por suas águas, morrarias, trilhas ou mirantes. Um local excelente para apreciar vistas panorâmicas é o Ecomuseu 360º, na praia de Canto Grande. Este parque privado possui um museu com peças que contam a história dos antigos habitantes e traz ossos de animais típicos da região, conchas e curiosidades que prendem a atenção de quem gosta de história, cultura e a evolução das espécies, tanto que o museu recebeu o nome do maior pesquisador desse assunto: Charles Darwin.


Uma trilha bem estruturada, em meio à Mata Atlântica, leva ao alto do morro, de onde se tem uma vista impressionante de parte da orla de Bombinhas, da Ilha do Arvoredo e até de cidades como Governador Celso Ramos e a capital Florianópolis. Visita obrigatória para quem é apreciador da natureza! 


Bombinhas é assim: efervescente no verão e tranquila na maioria das épocas do ano. O que não mudam são as belezas desse pedaço do paraíso no litoral catarinense, perfeitos para serem apreciados todos os dias! Descubra a sua Bombinhas!