Patrimônio histórico, cultura autêntica e paisagens de cair o queixo transformam o Alentejo em um destino perfeito para as férias. A maior região de Portugal tem atrações e atividades para toda a família, em especial para quem viaja com crianças. Confira algumas experiências imperdíveis para aproveitar a viagem com os pequenos.

- Descobrir monumentos pré-históricos


As crianças adoram mistérios e por isso os enigmáticos monumentos de pedras alentejanas vão despertar a curiosidade deles. Os megálitos (construção monumental com base em grandes blocos de pedras rudes) são abundantes na região de Évora e formam uma rota, com alguns locais que datam de até 4 mil anos a.C. Uma ótima opção é visitar o Cromeleque dos Almendres e o Dólmen do Zambujeiro.

- Ver golfinhos em Troia

Na península de Troia, onde as águas do rio Sado encontram o oceano Atlântico, fica o Estuário do Sado, uma reserva natural protegida de extrema beleza, onde os visitantes podem fazer passeios de barco e ver de perto graciosos golfinhos em seu habitat natural. Além disso, é possível praticar canoagem, andar de bicicleta ou a cavalo, entre outras atividades.

- Fazer um piquenique


Uma das coisas mais gostosas de se fazer no Alentejo é um piquenique no campo, na praia ou à beira do lago. Não faltam lugares tranquilos e paisagens bucólicas e magníficas. A dica é fazer um piquenique recheado de delícias regionais no montado, um tipo de ecossistema típico do Alentejo, com seus charmosos cenários de sobreiros que encantam qualquer visitante.

- Passear de balão

O voo de balão de ar quente é uma das maneiras mais divertidas e aventureiras de ver toda a beleza da região entre a Serra de São Mamede e Estremoz, que mistura bosques verdes, campos de flores, vinícolas e lagos. Dá para levar a família inteira para o passeio, já que alguns cestos chegam a acomodar até 12 pessoas.

- Conhecer o Forte de Nossa Senhora da Graça

É a maior fortificação abaluartada do mundo e uma atração imperdível em Elvas. Sua forma de estrela é impressionante. Além de ser uma das construções mais famosas e históricas da cidade, é uma verdadeira obra-prima da arquitetura militar do século 18.







Booking.com