Uma pesquisa divulgada pela Booking.com, uma das principais plataformas de reservas do mundo, apontou que estadias sustentáveis estão ganhando visibilidade e cada vez mais pessoas estão conscientes delas. 


As mudanças climáticas estão entre os principais motivos que levam os viajantes a adotarem novos hábitos e buscar meios de hospedagem ecologicamente corretos.


O Relatório de Viagens Sustentáveis de 2022 foi feito pela Booking.com a partir de pesquisa realizada com mais de 30.000 viajantes em 32 países e territórios, incluindo o Brasil. Os brasileiros são a quinta nacionalidade que mais quer deixar os lugares que visitarem melhor do que quando chegaram (72%), atrás apenas do Quênia, Tailândia, Vietnã e Itália.


61% dos brasileiros pesquisaram notícias recentes sobre as mudanças climáticas e consideraram um fator de influência ao fazerem escolhas de viagem mais conscientes.


Já 54% disseram que viram uma acomodação ecologicamente correta em um site de viagens no último ano. 57% dos brasileiros pesquisados afirmaram que procurar informações sobre as práticas sustentáveis de uma propriedade antes de fazer uma reserva. 


E os brasileiros já estão buscando esse perfil de acomodação sustentável. O Relatório de Viagens Sustentáveis apontou que 60% dos viajantes estiveram hospedados em hotéis ou pousadas preocupados com o meio ambiente nos últimos 12 meses. 


Entre os motivos para a escolha estavam a redução do impacto no planeta (44%), experiência local relevante (33%) e a inserção da comunidade (34%). Além disso, 7 em cada 10 (69%) querem ter experiências que representem a cultura local e 35% estariam dispostos a pagar a mais por atividades de viagem para garantir que estão retribuindo às comunidades locais.