Digite o que quer buscar

Cinco motivos para conhecer o Roteiro de Observação de Aves da Costa Verde & Mar (SC)



Por Oficina das Palavras
Fotos: Luiz A. Patricio


A busca por áreas mais naturais e verdes tem estimulado o ecoturismo brasileiro. Como divulgado pelo Ministério do Turismo, foi a motivação de 18,6% dos viajantes em uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e a escolha de nove entre 10 turistas que participaram de um levantamento do Booking.com. 


Junto dessa procura, as atividades da área têm crescido a cada ano, como a Observação de Aves. Com roteiro recém-lançado na Costa Verde & Mar (SC), a prática traz benefícios que vão além do que se pode ver. Confira os cinco principais motivos para conhecer a atividade ainda este ano:


1 - Bem-estar

Está comprovado que a observação de pássaros leva mais qualidade de vida aos praticantes. Estudo da Universidade de Exeter, na Inglaterra, indica que a atividade faz bem para a saúde, podendo até gerar apoio para tratamentos de ansiedade, depressão, entre outros.

2 - Contato com a natureza 

As áreas mais propícias para a observação são as localizadas perto de matas e rios, pois concentram a maior parte das espécies. Essas regiões também são ideais para quem precisa recarregar as energias e ter momentos de paz.


3 - Nova atividade 

Além de uma atividade de ecoturismo, a observação de aves pode se tornar um passatempo, pois não exige muitos equipamentos ou habilidades, podendo ser praticada por qualquer pessoa, independentemente da sua idade e condição física. Quem busca saber mais, é possível encontrar materiais informativos on-line como, por exemplo, o Guia de Identificação de Aves da Costa Verde & Mar disponível de graça no site: https://www.ecoturismocostaverdemar.com/.

4 - Conhecimento
 

Seja para leigos ou especialistas, a observação de pássaros gera muito aprendizado, pois a cada atividade o praticante é convidado a estudar sobre a espécie observada e a aprender mais sobre os seus hábitos e costumes. O observador passa a entender mais também sobre a natureza, o clima e a vegetação.



5 - Visitar um novo destino 

Por ser uma atividade de ecoturismo, a observação de aves conta com algumas áreas apontadas para a sua realização, como sítios, fazendas, parques, entre outros. Esses locais oferecem infraestrutura necessária para atender os observadores e guias locais que podem auxiliar os praticantes.



Roteiro de Observação de Aves da Costa Verde & Mar

O recém-lançado roteiro de observação de pássaros da Costa Verde & Mar (SC), reúne destinos indicados para a prática em todas as cidades da região turística, apontada como uma das mais propícias no Brasil para a atividade. Além da variedade de espécies, os locais possuem uma estrutura ideal para receber os observadores e equipes treinadas para acompanhar e auxiliar os interessados. Confira:



Balneário Camboriú: Estaleiro Village Pousada;

Balneário Piçarras: ONG SelvAge;

Bombinhas: Museu Charles Darwin;

Camboriú: Costa Rosa, Sítio Brilho Verde, Espaço Rural Clarear e Glashaus;

Itajaí: Parque Municipal da Atalaia;

Itapema: Sítio Família Marchi, Refúgio Rock Rural e Recanto do Guarapuvu;

Navegantes: Restinga;

Penha: Casa do Pôr do Sol;

Porto Belo: Ilha de Porto Belo.