Dia ou noite, o Castelo das Nações ilumina os sonhos
Foto: Aqui Comunika

Booking.com


Por Rodrigo Knack / Jornalista
Aqui Comunika - Turismo Livre


De um sonho a um dos mais importantes parques temáticos do mundo, lá se vão 30 anos. Em 28 de dezembro de 1991 o visionário João Batista Sergio Murad inaugurou as primeiras instalações do Beto Carrero World, projeto que uniu o personagem eternizado por Murad às raízes circenses e de espetáculo que fizeram a trajetória de sucesso do Cowboy brasileiro.


O Beto Carrero World surgiu como ideia a partir de uma viagem de João Batista a Disney e, encantado com as atrações, idealizou uma versão brasileira para os brasileiros. Assim começou a procura pelo local, e muitos foram cogitados, em estados como São Paulo e Santa Catarina, cuja a então pequena cidade litorânea de Penha foi a escolhida, pela disponibilidade de áreas e localização estratégica, além das muitas belezas naturais.



Parque nos primórdios: o amplo espaço já imaginava o crescimento
Foto: Divulgação/Beto Carrero World


"Beto Barreiro"


Chamado de "louco" por muitos ao vislumbrar um parque temático em uma área que era pantanosa, Beto Carrero, persistente como sempre foi ao longo da carreira, fez aterros, construiu lagos, ergueu algumas lonas de circo e brinquedos e construiu a primeira área temática, existente até hoje: a Vila Germânica. E, em 28 de dezembro de 1991, abriu ao público mesmo com muita coisa ainda a fazer.


Muitos hoteleiros e personalidades de Penha que estavam lá na época lembram dos desafios: Os acessos não eram lá muito fáceis, os espetáculos ainda tinham muito improviso e tinha bastante barro para os visitantes pisarem, tanto que há a brincadeira de chamar o parque na época do lançamento de "Beto Barreiro".


Mesmo assim, a visão de publicitário de João Batista Murad levou a buscar grandes marcas parceiras para patrocinarem as atrações do parque, que ano a ano ficavam cada vez mais sofisticadas, assim como a estrutura que foi sendo cada vez mais preparada a cada temporada.




Zoo é referência em pesquisa para conservação (Rodrigo Knack / Aqui Comunika)

Destino da América Latina


A cada novo ano, novas atrações, shows de nível internacional, um zoológico que é referência em pesquisa e reprodução de espécies, tudo em caprichado ajardinamento em meio às belas morrarias verdes do entorno, passaram a levar o nome do Beto Carrero World a todo o Brasil e a países latinos como Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai. 


Somados a inteligentes estratégias de marketing, aliadas a parcerias com o governo do estado e vários municípios, projetaram o Beto Carrero World como um destino não de uma cidade, mas do estado de Santa Catarina e, especialmente, do Brasil.


Sempre cuidado de perto pelo próprio Beto Carrero e seu conselho diretivo, o parque alcançou níveis internacionais com a chegada de brinquedos até então inéditos na América Latina, como a Big Tower e a montanha russa invertida FireWhip. Shows sempre foram renovados para encantar os visitantes mesmo que vejam e revejam várias vezes. 





Para sempre saudando os visitantes! 
Foto: Aqui Comunika


João Batista Murad parte, Beto Carrero fica


Chegou fevereiro de 2008. O criador de Beto Carrero vem a falecer, deixando os ensinamentos para seguir o crescimento do parque e eternizando o personagem como o herói brasileiro. Sob o comando da diretoria colegiada, que sempre acompanhou a trajetória do Beto Carrero World e com o aconselhamento dos filhos de João Batista Sergio Murad, o parque se firmou cada vez mais como uma empresa focada na excelência das atrações e na manutenção da bela história de Beto Carrero, contada por todo o parque e em atrações como o sensacional musical "O Sonho do Cowboy".





Madagascar Circus Show é uma das atrações da parceria com a Dreamworks
Foto: Aqui Comunika

Cada vez mais "World"


Grandes parcerias internacionais surgiram, como as com a Dreamworks, que trouxe para Penha os Pinguins de Madagascar, Alex e sua turma, Shrek, Kung Fu Panda e muitos outros sucessos das telonas. Vieram também a série Velozes e Furiosos, que antecederam a área em que os Hot Wheels hoje fazem manobras radicais com alguns dos melhores pilotos do mundo (é sério: mesmo vendo várias vezes a adrenalina vai às alturas a cada manobra).


E isso levou o parque a conquistar várias vezes o título de "melhor parque temático da América Latina" em votação popular no TripAdvisor. Além disso, passou a figurar entre os melhores do mundo, junto a nomes consagrados como a Disney - local onde o sonho de Beto Carrero começou.




Encerramento do Circo Escola 2021: espetáculo em todos os sentidos
Foto: Rodrigo Knack / Aqui Comunika


Circo Escola


Mais do que ser um centro de entretenimento, o Beto Carrero World também é educação e cidadania: um projeto iniciado pelo próprio Beto Carrero em 2003 é o Circo Escola, vinculado ao Instituto Beto Carrero. O objetivo é formar os novos talentos da arte circense e também atender a comunidade com serviços de saúde e creche, por exemplo.


Nesta nova fase, após o período sem poder atender aos alunos ou contar com público nas apresentações por conta da pandemia, o tradicional encerramento de ano trouxe um ingrediente especial: além do figurino caprichado e a trilha sonora contagiante, a possibilidade de crianças e jovens poderem apresentar os seus TALENTOS (em maiúsculas mesmo e repetindo: TALENTOS) é um sinal de esperança, de perseverança, de saber se adaptar. Bem como ensinado por Beto Carrero.




Logo comemorativa dos 30 anos no estilo de Romero Britto: cores por todos os lados
Imagem: Divulgação/Beto Carrero World 


30 anos: 1 ano de novidades



28 de dezembro de 2021. Um ano desafiador, após praticamente meio ano fechado em 2020, a retomada do Beto Carrero World passou pela adequação a muitas exigências para a segurança da saúde dos visitantes. Aos poucos, o público foi voltando e hoje facilmente esgota a limitação determinada para seguir os protocolos sanitários. 


E o dia do aniversário não poderia ser diferente: dia de verão e muito sol, o público presente pôde conferir as novas áreas temáticas que estão sendo construídas dentro da programação de 30 anos do parque: vem aí a primeira etapa da área temática Cowboyland, com mais uma atração radical trazendo, claro, o espírito Cowboy de Beto Carrero.


A Praça de Eventos é mais um espaço preparado especialmente para grandes acontecimentos - como o espetáculo Natal do Shrek e o próprio evento comemorativo dos 30 anos. O destaque fica pelos adornos, assinados por Romero Britto - sinônimo de cores e descontração mundo afora.


Ao longo de 2022, muitas novidades estão prometidas, a começar pela nova edição do Festival Master Chef Brasil Beto Carrero já no mês de janeiro, com o melhor da gastronomia e drinks de verão. 


Também está no "ano dos 30 anos" a chegada de mais uma área temática, a primeira NERF no mundo, fruto de parceria com a Hasbro, referência em lançadores de dardos e simuladores strike.


Essas são apenas algumas das novas atrações anunciadas pelo Beto Carrero World, mas certamente, muita coisa boa vem por aí, pois o exemplo e a genialidade do mestre criador deste mundo mágico deve seguir em frente: reinventar e criar novas formas de cativar e encantar o público.


30 anos se passaram, muita coisa mudou, mas o legado de Beto Carrero segue cada vez mais a célebre frase que está marcada em seu monumentos: "Fiquem na companhia de Deus, porque, graças a Ele, a vida continua!"