O ecoturismo no Brasil está emergindo como um pilar essencial que equilibra a exploração turística com a preservação do meio ambiente. Este tipo de turismo não se limita à apreciação da natureza, mas também desempenha um papel fundamental na conscientização sobre a conservação ambiental e no respeito às comunidades locais. O Brasil, com sua rica biodiversidade, é um cenário perfeito para o desenvolvimento do ecoturismo, desde a Amazônia até os manguezais litorâneos.


O ecoturismo ganhou destaque após eventos como a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1992, enfatizando a necessidade de um turismo que respeite a biodiversidade e promova a educação ambiental.


No Brasil, o ecoturismo encontra raízes profundas na rica biodiversidade e nos esforços de conservação de seus biomas. O país oferece uma variedade de modalidades de ecoturismo, seja em seu extenso litoral, no Pantanal, nas muitas montanhas e cânions em vários estados até o turismo científico na Amazônia.


Do ponto de vista econômico, o ecoturismo tem impulsionado o desenvolvimento de várias comunidades, fornecendo uma fonte de renda e incentivando a preservação do ambiente natural. No entanto, é essencial garantir que a exploração seja justa e verdadeiramente sustentável, sem causar degradação. Este é um dos grandes desafios. Questões como a preservação das áreas naturais, os direitos das populações indígenas e locais, e a ameaça de exploração não regulamentada são dilemas contínuos.


Um dos exemplos de práticas de ecoturismo sustentável é o Cristalino Lodge, situado na majestosa floresta amazônica. O hotel, localizado em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural de 11.399 hectares no município de Alta Floresta (MT), adota práticas como o uso de energia solar e esquemas de reciclagem, oferecendo experiências imersivas, como passeios em canoas e trilha guiadas pela floresta. A alta biodiversidade da região atrai visitantes do mundo todo. Só de aves, por exemplo, são quase 600 espécies catalogadas, muitas delas raras para a ciência.


O Cristalino Lodge promove a conservação ambiental e apoio à economia local através da Fundação Ecológica Cristalino, existente desde 1990 com programas de conservação, educação e pesquisa em prol da biodiversidade. O hotel é reconhecido internacionalmente como um dos 25 melhores ecolodges do mundo pela National Geographic Traveler. Além disso, recebeu o certificado GreenLíderes TripAdvisor na categoria Platinum e foi vencedor do prêmio de sustentabilidade da Brazilian Luxury Travel Association – BLTA.

Este e outros exemplos mostram como é possível aliar a atividade turística e gerar renda para as populações mantendo a maior riqueza que o Brasil tem: a sua natureza.