O mês de agosto vai trazer muito sabor e alegria para a cidade de Nova Trento, em Santa Catarina. Entre os dias 04 e 07, a cultura italiana entra em festa, na 28ª edição da Festa das Tradições Trentino-Italianas de Nova Trento - Incanto Trentino.

 

Com expectativa de reunir mais de 10 mil pessoas durante os dias da festa, esta edição promete atrações imperdíveis, cultura e, claro, os sabores mais deliciosos vindos das tradições italianas. A realização da Incanto Trentino é da Associação Neotrentina de Turismo – Neotur, com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.

 


 

 O Ginásio de Esportes Inácio Gullini, no centro da cidade, é o local onde as tradições vão se encontrar, a partir da gastronomia típica, a música e a alegria. No dia 4, a abertura da festa acontece às 18 horas, com a tradicional sangria do primeiro barril de vinho e o tombamento da polenta. Para a presidente da Neotur, Lilian Teresinha Spengler Dalbosco, a festa é uma forma de manter vivas as tradições e destacar uma das festas mais típicas do estado. "Buscamos sempre trazer e manter a nossa cultura, a nossa tradição e o que Nova Trento tem de melhor para oferecer”, completa.

 

Ao longo dos dias da festa, os visitantes vão poder curtir músicas típicas e sucessos inesquecíveis da música italiana, além de poder acompanhar e até participar de divertidas competições que sempre fizeram parte das tradições vindas com os colonizadores, entre elas estilingue, tiro ao alvo, chope e vinho em metro e por aí vai...

 

Vinho, ah o vinho!!! A Incanto Trentino vai contar com vinícolas locais, onde os visitantes poderão saborear as variedades, acompanhado por ótimos queijos, salames, linguiças e delícias de base colonial. Se a preferência for uma boa cerveja, a dica é experimentar os ótimos sabores da cervejaria artesanal de Nova Trento.

 


 

E como não ter em uma festa italiana massas e pizzas? Na 28ª Incanto Trentino é só chegar para se deliciar com as melhores pizzas e receitas de massas que têm muita história para contar.  Para quem adora sabores doces, as geleias e bolos preparados por famílias da cidade são excelentes pedidas.

 

No domingo, o tradicional desfile vai levar a alegria da cultura italiana pelas ruas de Nova Trento. O desfile está programado para as 10 horas da manhã. O último dia da Incanto Trentino também marca a eleição da Rainha e Princesas da edição 2023.